Área

dicas para explorar a cultura alentejana

A cultura alentejana

goats in Alentejo

A Quinta da Saimeira é um excelente ponto de partida para explorar e conhecer o imenso legado cultural do Alentejo

Marvão e o seu castelo medieval situam-se a apenas alguns quilómetros.  A vila com 200 habitantes é candidata a Património Mundial da UNESCO.

Marvão foi em outros tempos parte da cidade romana de Medobriga, sendo que as influências romanas são ainda visíveis.  Para além dos menires e calçadas medievais, existem ainda as escavações arqueológicas em Ammaia, uma cidade romana a 6 km, que alberga os vestígios de um teatro, termas e o que resta de uma cidade inteira.

Marvão situa-se no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede.  Esta área preservada é conhecida pela sua variedade de espécies ao nível da fauna e flora.

Existem diversos museus espalhados por toda esta região, e que merecem bem uma visita.  No Museu da Tapeçaria de Portalegre poderá visitar as reproduções em tapeçaria de quadros de artistas famosos.

Em Elvas, o Museu de Arte Contemporânea mostra-lhe uma vasta coleção de obras de arte de artistas famosos a nível mundial, de Warhol a Picasso.  Em Espanha encontrará o Museu privado de Wolf Vostell, que tem patente uma exposição de Flux Art. Só o local onde está situado e o edifício que alberga o museu já merecem por si só uma visita.

No Alentejo, as pessoas mantêm muito vivas as suas tradições e cultura.  A moagem da azeitona nos lagares, a extração da cortiça, as vindimas, cada época tem a sua tradição muito própria.

castle of Marvao
local tradition
old village of Marvao